image001.gif

 

 

INTERNET

IMPRENSA

FINANÇAS

COMPRAS

RASPBERRY

GUIAS

ENTRETENIMENTO

UTEIS

OUTROS

LIVROS

FILMES

SOBRE NOS

*EM BREVE*

*EM BREVE*

*EM BREVE*

*EM BREVE*

Relação com descrição de Sistemas Operacionais para Raspberry Pi

(Para incluir novo SISTEMA basta enviar e-mail para  admin@redelegal.com  com o nome do “sistema”, e “link” para descrição e  referencia)

Raspbian

Ubuntu Mate

Ubuntu Snappy Core

Windows 10 iot Core

Android

PIPplware

Pinet

RetroPie

Recalbox

OSMC

LibreELEC

PES (Pi Entertainment System)

RISC OS

Lakka

HAPPI

OpenELEC

kali Linux

batocera

DietPi

Pidora

Kano

                                                                

Raspbian

 

Resultado de imagem para Raspbian

 

Raspbian é o sistema operacional oficial da Fundação Raspberry Pi. Você pode instalá-lo com oNOOBS ou baixar a imagem seguindo o  guia de instalação .

Raspbian vem pré-instalado com bastante software para educação, programação e uso geral. Tem Python, Scratch, Sonic Pi, Java, Mathematica e muito mais.

A imagem Raspbian com Desktop contida no arquivo ZIP tem mais de 4 GB, o que significa que esses arquivos usam recursos que não são suportados por ferramentas mais antigas de descompactação em algumas plataformas. Se você achar que o download parece estar corrompido ou o arquivo não está descompactando corretamente, tente usar o 7Zip (Windows) ou o The Unarchiver(Macintosh). Ambos são gratuitos e foram testados para descompactar a imagem corretamente.

Raspbian contem duas versões, com ou sem área de trabalho.

 

Referencia: https://www.raspberrypi.org/

 

   Voltar

 

 

Ubuntu Mate

 

Resultado de imagem para ubuntu mate raspberry pi 3

 

Martin Wimpress e Rohith Madhavan criaram uma imagem Ubuntu MATE para o Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3 com base na base regular do Ubuntu armhf, não no novo Ubuntu“Snappy” Core , o que significa que o procedimento de instalação para aplicativos usa as ferramentas tradicionais, ou seja apt-get.

Fizemos o que podemos para otimizar a construção para o Raspberry Pi 2 e o Raspberry Pi 3, você pode usar confortavelmente aplicativos como o LibreOffice e o Firefox. Mas o / O microSDHC I é um gargalo para que nós altamente recomendamos que você use um Classe 6 ou Classe 10 microSDHC cartão. O Ubuntu MATE 16.04 também suporta totalmente o Bluetooth e Wifi integrados no Raspberry Pi 3 e apresenta reprodução de vídeo acelerada por hardware em VLC e decodificação e codificação aceleradas por hardware emffmpeg

Você precisará de um cartão microSD de 6 GB ou maior. O sistema de arquivos será redimensionado automaticamente, na primeira inicialização, para ocupar o espaço não alocado do cartão microSD.

NOTA! Não há contas de usuário predefinidas . A primeira vez que você inicializar, ele será executado por meio de um assistente de configuração, no qual você poderá criar sua própria conta de usuário e definir suas configurações regionais. A primeira inicialização é bastante lenta, mas, assim que a configuração é concluída, as inicializações subsequentes são muito mais rápidas.

 

Referencia:  https://ubuntu-mate.org/        

 

   Voltar

 

 

 

Snappy Ubuntu Core

 

Novo e melhorado Ubuntu Snappy Core 15.04 Raspberry Pi 2 imagem liberada

 

versão do Ubuntu que pode ser usada nos projetos de "Internet of Things", ou "A internet das coisas", um sistema para ser embarcado em eletrodomésticos.

Snappy Ubuntu Core é uma nova versão do Ubuntu, uma imagem de servidor mínima com as mesmas bibliotecas como Ubuntu de hoje, mas os aplicativos são fornecidos através de um mecanismo mais simples, o Snappy.

 

Referencia:  https://www.diolinux.com.br/2015/06/snappy-ubuntu-core-download.html

 

   Voltar

 

 

 

Windows 10 iot Core

 

como_instalar_o_windows_10_no_raspberry_pi_2_home.png

Versão da Microsoft para "Internet of Things", ou "A internet das coisas", trata-se de uma versão simplificada do Windows, ele não tem Cortana, nem menu Iniciar, nem mesmo uma área de trabalho – você interage apenas com o app universal que o desenvolvedor criar para o dispositivo.

O Windows 10 IoT Core é gratuito, mas requer um PC rodando a versão mais recente do Windows 10. Você envia comandos para o dispositivo através do Visual Studio 2015 (disponível em versão gratuita).

O sistema também é compatível com a placa MinnowBoard Max, com processador Intel Atom e 2 GB de RAM.

Além disso, o Windows 10 é o primeiro sistema operacional certificado para a plataforma Arduino. Através de bibliotecas de código aberto, um dispositivo Arduino pode executar comandos em um app universal para Windows, e acessar qualquer hardware e sensor de um dispositivo com Windows 10.

 

Referencia: https://gizmodo.uol.com.br/windows-10-raspberry-pi-2/

 

   Voltar

 

 

Android

 

Imagem relacionada

Mais um sistema voltado para a criação e o gerenciamento de produtos IoT (Internet das Coisas) em grande escala, o  Android Things.

A companhia de Mountain View ainda destaca que o suporte aos aparelhos Raspberry Pi 3 Model e NXP i.MX7D protótipos e testes será mantido. Por outro lado, os dispositivos NXP i.MX6UL não terão mais suporte na plataforma.

 

Referencia:  http://idgnow.com.br/mobilidade/2018/05/07/google-lanca-oficialmente-o-android-things-1-0-seu-sistema-de-iot/

 

   Voltar

 

 

 

PIPplware

 

Resultado de imagem para Pipplware raspberry pi

O PiPplware é uma distribuição Linux portuguesa para o Raspberry PI baseada e 100% compatível com o Raspbian, a distribuição oficial da Fundação Raspberry Pi. É gratuito e de código aberto.

Um dos principais objectivos do PiPplware é permitir ao utilizador tirar o máximo do seu Raspberry Pi. Com o PiPplware é possível realizar quase todas as tarefas possíveis com o RPi num único sistema operativo e assim tirar todo o potencial desta pequena máquina. Além disso é facilmente escalável e optimizável para diversos tipos de uso.

Tem também como objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos para se poder usufruir das suas capacidades.

Com o PiPplware podes facilmente transformar a tua TV num PC, Media Center, Consola de Jogos, e muito mais!

Referencia:  https://pipplware.pplware.pt/

   Voltar

 

 

Pinet

 

http://pinet.org.uk/assets/images/desktop-sonic-pi.jpeg

 

Pinet, o nome de um projeto que tenta converter um conjunto de Raspberry Pi em um cliente-servidor, que é bastante útil em determinadas configurações, tais como a rede de escolas.

Pinet não só atualiza a distribuição, mas incorpora uma série de scripts e linhas de código que permite atingir os objetivos de uma sala de informática. Por um lado, todos os terminais vai participar de um servidor. Cada usuário tem um nome de usuário o que permite que o aluno seja capaz de fazer logon em qualquer máquina sem medo de perder os seus dados. Há também a facilidade de compartilhamento de documentos e pastas entre o servidor que seria computador do professor e do terminal burro que seria o pc do estudante.

 

Referencia: https://www.raspberryshop.es/wp/pt/pinet-o-como-convertir-raspberry-pi-en-un-terminal-tonto/

 

    Voltar

 

 

RetroPie

 

RetroPie - Tela Emuladores

RetroPie permite que você transforme seu Raspberry Pi, ODroid C1 / C2 ou PC em uma máquina de retro-jogos. Ele se baseia em Raspbian, EmulationStation, RetroArch e muitos outros projetos para permitir que você jogue seus jogos favoritos de Arcade, home-console e PC clássico com a configuração mínima. Para usuários avançados, ele também fornece uma grande variedade de ferramentas de configuração para personalizar o sistema como você deseja.

RetroPie fica no topo de um sistema operacional completo, você pode instalá-lo em um Raspbian existente, ou começar com a imagem do RetroPie e adicionar software adicional mais tarde. Você decide.

Referencia: https://retropie.org.uk/

   Voltar

 

 

Recalbox

 

Resultado de imagem para recalbox raspberry pi

Recalbox permite que voce jogue novamente uma variedade de jogos clássicos na sua casa, de forma fácil. O RecalboxOS é grátis, de código aberto e desenvolvido para que voce crie seu próprio Recalbox

Recalbox oferece uma vasta seleção de consoles e jogos clássicos. Desde os primeiros arcades passando pelo NES, Mega Drive e até plataformas em 32-bits, como o Playstation.

Com o Kodi já incluso, o Recalbox também serve como uma central multimídia. Através de uma conexão com sua internet doméstica, voce poderá assistir streaming de vídeo a partir de qualquer dispositivo compatível (NAS, PC, HD Externo, etc).

Referencia: https://www.recalbox.com/

 

   Voltar

 

OSMC

 

Resultado de imagem para OSMC raspberry pi

Open Source Media Center ou OSMC é um sistema de media player gratuita e aberto baseado no Linux Debian e foi criada em 2014. Ele permite a reprodução de mídia da sua rede local, armazenamento removivél e na Internet atraves da utilização de streaming. OSMC media center usa conjunto de recursos e baseia-se no projeto Kodi

 

Referencia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Open_Source_Media_Center

 

   Voltar

 

 

LibreELEC

 

Resultado de imagem para LibreELEC raspberry pi

 

LibreELEC (abreviação de Libre Embedded Linux Entertainment Centre ) é uma bifurcação sem fins lucrativos da OpenELEC como uma distribuição de software Linux para sistemas operacionais (JeOS) em código aberto para a Kodi . Esta bifurcação da OpenELEC anunciou em março de 2016 como uma divisão da equipe OpenELEC após "diferenças criativas", levando a maioria de seus desenvolvedores ativos no momento para se juntar ao novo projeto LibreELEC.  Este é um fork conservador do projeto OpenELEC com um foco mais forte em testes de pré-lançamento e gerenciamento de mudanças pós-lançamento.

 

Referencia: https://en.wikipedia.org/wiki/LibreELEC

 

   Voltar

 

PES ( Pi Entertainment System )

 

EPS é um front-end gráfico para uma variedade de emuladores de console de jogos que foi escrito em Python por Neil Munday usando PySDL 2.0, que é destinado ao uso no Raspberry Pi .

_images / pes-main.png

 

Ele permite que você crie seu próprio console de jogos. O suporte para jogos retrô está incluído e você pode usar o controle remoto da TV para navegar na interface do usuário.Para facilidade de uso no Raspberry Pi, o PES foi empacotado em uma imagem de cartão SD usando o Arch Linux como sistema operacional junto com vários emuladores, Kodi e utilitários, incluindo suporte ao controle de PlayStation 3 via Bluetooth.

Referencia: https://pes.mundayweb.com/html/index.html

 

   Voltar

 

RISC OS

 

Resultado de imagem para risc os raspberry pi

Foi lançado o RISC OS para o Raspberry Pi. É um sistema pouco conhecido, mas pode ser um brinquedo interessante para os donos de um Pi, pois é extremamente leve.

O RISC OS foi lançado em 1987 para processadores ARM, bem no início da jornada da empresa. Ele não é Linux, não é Unix, não é baseado em nenhum outro sistema operacional. Foi basicamente o primeiro sistema para ARM no BBC Micro.

Naquela época o melhor computador para ele tinha um processador ARM2 de 8 MHz com 512 KB de RAM. Por aí dá para imaginar a velocidade dele no Raspberry Pi, com seus 700 MHz e 256 MB.

O sistema foi liberado para download gratuito para o Raspberry Pi, podendo ser colocado no cartão de memória da forma tradicional. Há um tutorial em HTML salvo nele dando instruções de como ativar a rede ethernet e obter aplicativos.

O novo brinquedinho deve agradar muitos entusiastas. Ele traz o BBC BASIC, com um estilo de interação com a máquina muito bem conhecido. Nem todos os softwares antigos rodam no Pi, dadas as modificações que os chips ARM tiveram de lá para cá, mas há uma espécie de repositório com aplicativos testados. Certamente ele não será seu sistema principal para o dia-a-dia, mas vale experimentá-lo.

Referencia: https://www.hardware.com.br/noticias/2012-11/riscos-raspberrypi.html

Mais detalhes em https://en.wikipedia.org/wiki/RISC_OS

   Voltar

 

Lakka

 

Resultado de imagem para Lakka os raspberry pi

 

Lakka é uma distribuição Linux leve que transforma um pequeno computador em um console de jogos. A distribuição é baseada no OpenELEC e executa o emulador de console RetroArch. Lakka é capaz de executar uma variedade de hardware, incluindo computadores pessoais, Raspberry Pi e dispositivos WeTek Play.

Referencia: https://sempreupdate.com.br/lakka-distro-linux-console-jogos-games/

   Voltar

 

 

HAPPI

 

http://www.bpj-studio.fr/_happi/img/placeholders/slider_1.jpg

 

HAPPI Game Center: Retrogaming ao alcance de todos Happi é uma distribuição de retrogaming para microcomputadores. O projeto Happi, iniciado em 14 de junho de 2013, evoluiu consideravelmente em comparação com sua primeira versão e continua a crescer. O objetivo do Happi é oferecer a distribuição mais simples possível (porque não somos todos cientistas da computação) oferecendo a renderização mais próxima das máquinas originais: respeito de proporções, gamas, renderização de pixels e velocidade. A atenção aos detalhes foi empurrada para reproduzir a aparência de uma tela CRT, que permite uma imagem menos borrada e menos pixelada em nosso LCD. Emulando máquinas: sim! Fazê-lo bem é melhor!

Happi suporta muitas máquinas e continua a evoluir por não ser baseado em qualquer outra distribuição de retrogramming: o projeto é totalmente independente e funciona por si só, simplesmente baseado em uma distribuição Linux (Happi foi a primeira distribuição a propor shaders no GBA, para oferecer o PSP, o Amiga 1200 com uma renderização muito próxima do computador original, kodi, steam, ...). .

Referencia: http://www.bpj-studio.fr/_happi/fr-presentation.html

   Voltar

 

OpenELEC

 

Resultado de imagem para OpenELEC raspberry pi

O OpenELEC (abreviação de Open Embedded Linux Entertainment Center ) é uma distribuição Linux projetada para PCs de home theater e baseada no media player Kodi (antigo XBMC).

 

O OpenELEC aplica o princípio " apenas o sistema operacional ". Ele foi projetado para consumir relativamente poucos recursos e inicializar rapidamente a partir da memória flash . Imagens de disco OpenELEC para a série Raspberry Pi e dispositivos baseados no Freescale i.MX6 também estão disponíveis.

 

A equipe do OpenELEC lançou o OpenELEC 4.0 em 5 de maio de 2014 e esta versão apresenta o XBMC 13.0 atualizado com partes importantes atualizadas do sistema operacional, bem como o kernel do Linux atualizado para a versão 3.14 e drivers de dispositivo adicionais . O OpenELEC 4.0 também mudou seu sistema init para systemd.

Referencia: https://en.wikipedia.org/wiki/OpenELEC

   Voltar

 

kali Linux

 

Kali Linux Pi

O Kali Linux é uma distribuição Linux baseada no Debian destinada a testes avançados de penetração e auditoria de segurança. O Kali contém e/ou permite a instalação de várias centenas de ferramentas voltadas para várias tarefas de segurança da informação, como Teste de Penetração, Forense e Engenharia Reversa. O Kali Linux é desenvolvido, financiado e mantido pela Offensive Security , uma empresa líder em treinamento de segurança da informação.

O Kali Linux foi lançado em 13 de março de 2013 como uma reconstrução completa do BackTrack Linux , aderindo completamente aos padrões de desenvolvimento do Debian .

Referencia: https://docs.kali.org/introduction/what-is-kali-linux

mais detalhes em https://docs.kali.org/kali-on-arm/install-kali-linux-arm-raspberry-pi

   Voltar

 

batocera

 

 

Resultado de imagem para batocera.linux raspberry pi

 

O batocera.linux é um sistema operacional (como o Windows 10 e Mac OS) especializado em retrogaming

disponível para o seu PC e diferentes nano computadores como o Raspberry e o Odroids.

Note que você deve possuir jogos que você joga para respeitar a legalidade.

Caracteristicas:

Opções de overclocking rpi3

sistema: atualização para buildroot 201708

sistema: atualização para kodi 17.3

psp: fix select quando é uma tecla de atalho

c64: adicione o emulador commodore64

corrigir alguns problemas do joystick

Ctrl + alt + f4 liga alsamixer (para controlar o som de forma avançada)

atualizando retroarch

xu4: add nintendo ds (desmume)

Referencia: https://batocera-linux.xorhub.com/  e  https://tudosobreraspberry.info/2017/10/batocera-linux-5-10-para-raspberry-pi-3-lancado/

   Voltar

 

DietPi

 

Resultado de imagem para dietpi raspberry pi

O DietPi é um sistema Debian extremamente leve. Com imagens a partir de 400MB, isso é 3x mais leve que o 'Raspbian Lite'.

O DietPi é altamente otimizado para uso mínimo de recursos de CPU e RAM, garantindo que seu SBC sempre funcione em seu potencial máximo

Os programas DietPi usam o menu leve do Whiptail. Você gastará menos tempo olhando para a linha de comando e mais tempo aproveitando o DietPi.

Apenas o software que você precisa está instalado

Obtenha um aumento de desempenho com o DietPi-Ramlog ou grsyslo e logrotate para registrar servidores críticos.

O DietPi verifica automaticamente as atualizações e informa quando elas estão disponíveis. Atualize instantaneamente, sem precisar escrever uma nova imagem.

DietPi-Automation permite que você automatize completamente uma instalação do DietPi sem nenhuma entrada do usuário. Simplesmente configurando dietpi.txt antes de ligar.

Referencia: https://dietpi.com/

   Voltar

 

Pidora

 

Resultado de imagem para pidora raspberry pi

O Pidora (Raspberry Pi Fedora Remix) é uma distribuição de software baseada no projeto de arquitetura secundária Fedora ARM , que por sua vez faz parte do Projeto Fedora . A Pidora não contém mais programas que não podem ser incluídos no Fedora, embora ainda existam razões pelas quais não é possível estar no Fedora. Devido à falta de suporte ao kernel no kernel do Fedora e foi construído separado do Fedora. Veja a página Remix do wiki do Fedora para informação sobre Remixes do Fedora.

O Remix foi produzido pelo Seneca Center for Development of Open Technology em Toronto, Ontário, Canadá.

Referencia: https://wiki.cdot.senecacollege.ca/wiki/Pidora_FAQ

   Voltar

 

Kano

Resultado de imagem para kano raspberry pi

 

Um sistema operacional de código aberto para exploração, criação e reprodução livre para Raspberry Pi 2 e 3.

A empresa também comercializa kits para a criação de hardwares a partir de placas Raspberry Pi e arduino.

Referencia: WWW.kano.me

   Voltar